Condições gerais de negócio

Principal Elektrik s.r.o. para a venda de mercadorias através da loja online localizada em pelek.eu com o nome Principal Elektrik s.r.o.

Conteúdo

  1. Dados de contacto
  2. Termos básicos
  3. Comunicações aos clientes antes da celebração do contrato de compra
  4. Processo de celebração do contrato de compra
  5. Preço das mercadorias e métodos de pagamento
  6. Entrega de mercadorias e local de cumprimento
  7. Direitos decorrentes de cumprimento defeituoso
  8. Métodos de resolução e encerramento de reclamações
  9. Proteção de dados pessoais
  10. Força maior
  11. Solução alternativa de litígios
  12. Parte final, incluindo a lei aplicável e a jurisdição

1. Dados de contacto

1.1 Operador da loja online:

Principal Elektrik s.r.o.

Sede: Osadní 869/32, 17000 Praha, Česko

NIPC: 03402614

NIF: CZ03402614

Representante autorizado: Sergii Kryvulia

Tribunal de registro / registro comercial: Tribunal Municipal de Praga Número de registro: 231166

Endereço da empresa: Peteřska nam 2, 11000 Praga,

(doravante designado por “vendedor” ou “nós”)

Telefone: +420774242766

E-mail: shop@pelek.eu

Serviço ao cliente: Para os seus clientes, garantimos suporte ao cliente no número de telefone e e-mail acima mencionados em dias úteis das 9h00 às 17h00.

2. Conceitos básicos

2.1 Estes termos e condições gerais (doravante designados por “VOP”) do vendedor regulam os direitos e obrigações mútuos das partes contratuais que surgem em conexão ou com base no contrato de compra (doravante designado por “contrato de compra”)

celebrados entre nós e consumidores ou empresários (doravante designados por “cliente” ou “você”) através de Principal Elektrik s.r.o. no pelek.eu.

2.2 Loja online. A loja online do vendedor (doravante designada por “loja online”) é operada no site pelek.eu Principal Elektrik s.r.o.

2.3 O que pode comprar connosco? Na nossa loja online Principal Elektrik s.r.o. pode comprar produtos que exibimos e oferecemos. Se uma licença para uso é oferecida com o produto, então também é incluída.

2.4 Quem é considerado consumidor? Consumidor é toda pessoa física que, fora do âmbito da sua atividade empresarial ou fora do âmbito do exercício independente da sua profissão, celebra um contrato de compra connosco ou de outra forma age legalmente connosco (doravante designado por “consumidor”). A loja online destina-se apenas a clientes que são consumidores. A venda a empresas não é possível.

2.5 Produtos com conteúdo digital. Para contratos de fornecimento de produtos com conteúdo digital, aplicam-se estas VOP de forma adequada, salvo disposição em contrário. Conteúdo digital refere-se a dados criados e fornecidos em formato digital.

2.6 Produtos com elementos digitais. Para contratos de fornecimento de suportes físicos de dados, que servem exclusivamente como suportes de conteúdos digitais, aplicam-se estas VOP de forma adequada, salvo disposição em contrário. Conteúdo digital refere-se a dados criados e fornecidos em formato digital.

2.7 Devolução de eletrodomésticos. Em conformidade com as obrigações estabelecidas no § 38 da Lei 185/2001 Sb. sobre resíduos, na redação de normas posteriores, informamos os clientes que os antigos eletrodomésticos podem ser entregues gratuitamente para eliminação no seguinte endereço: Kirilovova 181, 739 21 Paskov, .

3. Comunicações aos clientes antes da celebração do contrato de compra

3.1 Autorização do vendedor e órgãos de controle. Estamos autorizados a vender bens com base na licença comercial. O controle comercial é realizado, no âmbito da sua competência, pelo respetivo escritório de comércio. O controle sobre os dados pessoais é exercido pela Autoridade de Proteção de Dados Pessoais. A Inspeção Comercial Checa exerce, na medida do estipulado, entre outras coisas, supervisão sobre o cumprimento da Lei n.º 634/1992, sobre a proteção do consumidor.

3.2 Caráter ilustrativo. As fotografias que vê no nosso site têm apenas caráter ilustrativo.

3.3 Custos adicionais. Não cobramos custos adicionais pelos meios de telecomunicações (por exemplo.

se nos ligar para o nosso número de telefone, pagará apenas a sua tarifa normal de chamada).

3.4 Os consumidores têm o direito de desistir do contrato de compra sem indicar razões, pelo menos dentro do prazo de 14 dias, que começa a contar o mais tardar a partir do dia da receção dos bens (ou do último produto, remessa parcial ou último item no caso de um contrato para vários itens de uma única encomenda, ou entrega de bens em várias remessas parciais ou itens). O vendedor pode fornecer um prazo mais longo. Para respeitar o prazo, basta que envie uma comunicação relativa ao exercício do direito de desistir do contrato antes do término desse prazo.

3.5 Formulário para desistência do contrato de compra. Para poder exercer o seu direito de desistir do contrato, deve fazê-lo de forma inequívoca, para o nosso e-mail, telefone ou endereço, ou de outra forma. Para isso, pode utilizar o formulário modelo anexo para desistência do contrato de compra, mas não é uma obrigação sua.

3.6 Quando não tem a possibilidade de desistir do contrato de compra. O cliente não tem o direito de desistir dos seguintes contratos:

3.6.1 sobre a entrega de bens que foram modificados e/ou criados a pedido do cliente ou para a sua pessoa;

3.6.2 sobre a entrega de bens cujo preço depende de flutuações dos mercados financeiros independentes da nossa vontade, que podem ocorrer durante o prazo para a desistência do contrato de compra;

3.6.3 sobre a entrega de bens sujeitos a deterioração rápida, bem como bens que foram irrevogavelmente misturados com outros bens após a entrega;

3.6.4 sobre a entrega de bens em embalagem selada, que o consumidor retirou da embalagem e, por razões de proteção da saúde ou por motivos higiênicos, não é adequado devolver após o consumidor ter violado, o que se aplica também a gravações sonoras ou visuais e programas de computador, se o cliente violou a sua embalagem original;

3.6.5 sobre alojamento, transporte de mercadorias, aluguer de veículos, alimentação ou utilização de tempo livre, se tiver de ser cumprido de acordo com o contrato numa data específica ou num determinado período;

3.6.6 sobre a entrega de jornais, publicações periódicas ou revistas, exceto contratos de assinatura para a sua entrega;

3.6.7 sobre a prestação de serviços, se foram prestados na totalidade; no caso de cumprimento a título oneroso, apenas se começou com o consentimento prévio explícito do consumidor antes do término do prazo de desistência do contrato e o empresário informou o consumidor antes da celebração do contrato que, ao prestar o cumprimento, o direito de desistir do contrato se extingue;

3.6.8 sobre reparação ou manutenção urgente a ser realizada no local designado pelo consumidor a seu pedido explícito; no entanto, isso não se aplica à realização de reparações não solicitadas ou à entrega de outros bens que não peças de substituição necessárias para a realização da reparação ou manutenção;

3.6.9 sobre a entrega de conteúdo digital, se não tiver sido entregue em suporte físico e tiver sido fornecido com o seu consentimento prévio explícito antes do término do prazo de desistência do contrato de compra e nós lhe informamos antes da celebração do contrato de compra que, nesse caso, não tem o direito de desistir do contrato de compra.

3.7 Valor das mercadorias devolvidas e os custos relacionados com a devolução das mercadorias. Os custos diretos de devolução das mercadorias são da sua responsabilidade. Se o valor das mercadorias devolvidas exceder 990 Kč (990,01 Kč sem o custo do envio), o vendedor arcará com os custos de devolução.

3.8 Devolução do preço de compra. No caso de desistência do contrato de compra dentro do prazo de desistência, somos obrigados a reembolsar o preço de compra (exceto custos adicionais se optar por um método de entrega diferente do mais barato oferecido pelo vendedor), utilizando o mesmo método de pagamento que na recepção do dinheiro, a menos que acordemos de outra forma, no máximo até 14 dias após o momento em que recebemos o item devolvido ou nos for comprovado de forma fiável o seu envio. Nenhuma taxa será cobrada por este reembolso. Se não recebermos o item de volta, temos o direito de não reembolsar o preço de compra.

3.9 Endereço para envio de mercadorias devolvidas. O rótulo de devolução está geralmente disponível na conta de utilizador em pelek.eu. Se não fornecemos um rótulo para a devolução de mercadorias, utilize este endereço para o envio das mercadorias: Kirilovova 181, 739 21 Paskov. Alternativamente, por favor, entre em contacto connosco através do endereço de e-mail shop@pelek.eu ou do número de telefone 601548120, para garantirmos os seus direitos de devolução e acordarmos um procedimento individual.

3.10 Presente. Se um presente for fornecido ao cliente juntamente com os bens, o contrato de doação entre nós e o cliente é celebrado com uma condição resolutiva, de que, se houver rescisão do contrato de compra pelo cliente ou por nossa parte, o contrato de doação em relação a tal presente perde a eficácia e o cliente é obrigado a nos devolver o presente fornecido juntamente com os bens.

4. Processo de celebração do contrato de compra

4.1 Criação do pedido. O cliente pode escolher um ou mais bens, inserindo-os no carrinho de compras virtual, onde pode visualizar os bens selecionados, alterar a quantidade ou removê-los do carrinho. Ao pressionar o botão “Finalizar compra”, o cliente é solicitado a inserir informações relacionadas ao transporte e a escolher o método de pagamento. Antes de concluir o pedido, o cliente pode verificar e alterar os dados que inseriu no pedido, bem como os dados do cliente. Ao clicar no botão “Pedido vinculativo ao pagamento”, o processo de pedido é concluído e o contrato de compra é celebrado.

4.2 Aceitação dos VOP. Ao enviar o pedido, você confirma que se familiarizou e concorda com estes VOP e nossas políticas de processamento de dados pessoais.

4.3 Consentimento do responsável legal para cliente menor de idade. Se um cliente menor de idade compra em nossa loja online, isso requer o consentimento prévio de seu responsável legal.

4.4 Características dos bens. O cliente é obrigado a se familiarizar com as características, tipo e modo recomendado de uso dos bens antes de concluir o pedido. Ao realizar o pedido, o cliente confirma que se familiarizou com essas informações e que as compreende.

4.5 Confirmação do pedido. O vendedor confirma a aceitação do pedido do cliente enviando uma confirmação do pedido por e-mail. Esta confirmação do pedido serve apenas para informar o cliente de que o pedido foi aceito e será processado, no máximo, dentro de 2 dias úteis após a realização do pedido pelo cliente. O contrato de compra já está celebrado no momento em que o botão “Pedido vinculativo ao pagamento” é pressionado.

4.6 Língua contratual. A língua contratual é a língua checa.

4.7 Obrigações decorrentes do contrato de compra. Ao celebrar o contrato de compra, comprometemo-nos a entregar os bens adquiridos e a permitir que você adquira o direito de propriedade sobre os bens. Você, ao celebrar o contrato de compra, compromete-se a aceitar os bens e a nos pagar o preço dos bens.

4.8 Cópia dos VOP e do formulário para a rescisão do contrato de compra. O cliente receberá uma cópia do contrato de compra celebrado, ou seja, a redação atual destes VOP. O cliente consumidor também receberá o formulário para a rescisão do contrato de compra dentro do prazo legal.

5. Preço da mercadoria e métodos de pagamento

5.1 Preço. Todos os preços das mercadorias estão indicados em coroas checas (Kč) e incluem IVA.

5.2 Opções de pagamento. Métodos de pagamento do preço da mercadoria e quaisquer custos associados à entrega da mercadoria também podem ser encontrados na página de descrição do vendedor. Reservamo-nos o direito de não oferecer ao cliente um método de pagamento parcial em casos individuais. O cliente tem a opção:

5.2.1 PayPal (O cliente é redirecionado para o PayPal, onde paga o preço de compra a partir da sua conta PayPal e de acordo com os termos de uso do PayPal, disponíveis em https://www.paypal.com)

5.2.2 Pagamento com cartão

5.2.3 Pagamento por transferência bancária ou transferência bancária instantânea

5.2.4 Apple Pay, Google Pay

5.3 Preço irreal da mercadoria. No caso de exibição de um preço irreal no valor de 0 Kč ou exibição de um preço altamente não comercial, quando um preço não comercial é considerado aquele que está abaixo do nosso preço de compra, reservamo-nos o direito de remover este item da proposta que você fez para celebrar o contrato de compra. Você será informado sobre isso no seu e-mail.

5.4 Forma da fatura. Concordamos que as faturas serão enviadas eletronicamente, para o seu e-mail.

5.5 Pagamento total do preço de compra. Reservamo-nos o direito de propriedade sobre a mercadoria até ao pagamento total do preço de compra de acordo com o respetivo contrato de compra.

6. Entrega da mercadoria e local de cumprimento

6.1 Entrega da mercadoria. A mercadoria será entregue no prazo de entrega indicado para o respectivo tipo de mercadoria. Comprometemo-nos sempre a entregar a mercadoria no máximo até 30 dias. Sobre quaisquer alterações no prazo

a entrega será sempre informada. Juntamente com o preço de compra, você é obrigado a nos pagar também quaisquer custos associados à embalagem e entrega da mercadoria na quantia acordada, bem como um suplemento pelo método de pagamento escolhido. A menos que indicado expressamente de outra forma, entende-se que o preço de compra inclui também os custos associados à entrega da mercadoria. Antes de celebrar o contrato de compra, você será informado sobre o preço final que inclui os custos de embalagem e transporte.

6.2 Endereço de entrega. A mercadoria é entregue no endereço que o cliente indicar na encomenda.

6.3 Método de transporte. O cliente pode escolher o método de transporte da mercadoria para qualquer endereço indicado na encomenda.

6.4 Reentrega e custos associados. Se, por razões da sua parte, for necessário entregar a mercadoria repetidamente ou de forma diferente da indicada na encomenda, você é obrigado a pagar os custos associados à reentrega da mercadoria, ou seja, os custos associados a outro método de entrega.

6.5 Receção da mercadoria. No momento da receção da mercadoria pelo cliente, o risco de dano e a deterioração acidental da qualidade da mercadoria adquirida passam para o cliente. Se o cliente deveria ter recebido a mercadoria do transportador, passa

o risco de destruição acidental e deterioração acidental da qualidade do produto adquirido recai sobre o cliente no momento em que lhe foi permitido dispor do produto, não antes do prazo de entrega indicado.

6.6 Dever do cliente ao receber o produto. Ao receber o produto, você é obrigado a verificá-lo e certificar-se de suas características (especialmente se você recebeu o tipo correto de produto, se o produto tem a qualidade acordada, se o produto em sua embalagem contém tudo o que deve conter de acordo com o manual). Em caso de dano visível à remessa pelo transportador, o cliente é obrigado a não aceitar tal remessa do transportador. Não assumimos responsabilidade por danos causados pelo transportador, ou por atrasos na entrega do produto, independentemente da razão do atraso.

6.7 Dano que pode ocorrer ao vendedor pela não aceitação do produto. Se o cliente consumidor não aceitar o produto no momento da entrega pelo transportador, o produto será posteriormente devolvido ao Vendedor e, ao mesmo tempo, se o cliente consumidor não rescindir o contrato de compra dentro do prazo de 14 dias após a entrega infrutífera do produto, o vendedor tem o direito de exigir do cliente os custos cobrados pelo transportador pela devolução do produto ao vendedor. Este custo representa para o vendedor um dano que ocorreu devido à violação das obrigações legais do cliente.

7. Direitos de prestação defeituosa

7.1 Prestação defeituosa. Esta parte dos Termos e Condições Gerais aplica-se à regulamentação dos direitos e obrigações ao exercer direitos de prestação defeituosa na venda de produtos entre nós como vendedor e o cliente como comprador.

7.2 Quando reclamar produtos defeituosos. Você é obrigado a nos informar sobre os defeitos do produto (reclamá-los) sem demora desnecessária após a ocorrência do defeito. Caso contrário, o tribunal não reconhecerá seu direito a uma prestação defeituosa. Você tem o direito de reclamar um defeito que ocorra em produtos de consumo, dentro de 24 meses a partir da receção deste produto. Isso não se aplica a produtos para os quais, na embalagem, etiqueta, manual anexado ao produto ou na publicidade, de acordo com outras legislações, é indicado o prazo durante o qual o produto pode ser utilizado. Aqui aplicam-se as disposições sobre garantia de qualidade (garantia contratual).

7.3 O que acontecerá após 24 meses? Após o término do prazo de 24 meses, não será mais possível reclamar defeitos do produto. Se for possível para o referido produto, este prazo é prorrogado pelo tempo em que você não pôde utilizar o produto, porque estava em processo de reclamação legítima. Embora nos esforcemos para resolver as reclamações sempre a sua satisfação, com alguns produtos é necessário manuseá-los de acordo com as instruções indicadas na embalagem/etiqueta/instruções – caso contrário, poderão ser danificados.

7.4 Garantia contratual. Se uma garantia contratual voluntária foi garantida para o referido produto por um período superior a 24 meses a partir da receção do produto, você poderá reclamar defeitos do produto durante esse período. O prazo é prorrogado pelo tempo em que você não pôde utilizar o produto, porque estava em processo de reclamação legítima.

7.5 Presunção de que o produto é defeituoso. Se o defeito se manifestar durante 12 meses a partir da aceitação do produto, presume-se que o produto já era defeituoso no momento da aceitação, a menos que provemos o contrário.

7.6 Por quais defeitos não somos responsáveis? Não somos responsáveis por defeitos nestes casos: 7.6.1 se o defeito no produto existir no momento da aceitação e para tal defeito um desconto no preço de compra foi acordado,

7.6.2 o defeito ocorreu no produto devido ao desgaste causado pelo uso normal, ou decorre da natureza do produto,

7.6.3 é causado por você e ocorreu devido ao armazenamento inadequado, manutenção inadequada, sua intervenção ou danos mecânicos, tudo isso em condições que não correspondem à sua temperatura, poeira, umidade, outras influências do ambiente e é assim diretamente determinado por nós ou pelo fabricante (geralmente no folheto informativo / etiqueta do produto), ou decorre de legislações,

7.6.4 produto que foi modificado pelo cliente e o defeito ocorreu como resultado dessa modificação,

7.6.5 uso do produto em condições que não correspondem à sua temperatura, poeira, umidade, influências químicas e mecânicas do ambiente, que são diretamente determinadas pelo vendedor ou fabricante, ou que decorrem de legislações,

7.6.6 o defeito ocorreu devido a um evento externo fora do nosso controle (por exemplo, um evento natural).

7.7 O que devo fazer para reivindicar um defeito no produto? Para reivindicar direitos relacionados a defeitos do produto, entre em contato conosco através da sua conta de utilizador em pelek.eu, com base nisso, entraremos em contato com você e acordaremos os próximos passos. Alternativamente, entre em contato diretamente com nosso endereço de e-mail.

7.8 Confirmação da recepção da reclamação. Após o envio da mensagem sobre a reivindicação do seu direito à reclamação, entraremos em contato com você em até 2 dias úteis. O momento da reivindicação da reclamação é considerado o momento em que recebemos de você os dados sobre a reivindicação do produto.

7.9 Devolução do produto reclamado ao vendedor. O produto deve ser devolvido completo, sem danos (exceto pelo defeito reclamado), idealmente na embalagem original e intacta, de modo que possamos cumprir as diretrizes de boas práticas de higiene. Para a remoção do defeito, assumiremos o custo do transporte do produto. Entraremos em contato com você para acordar os próximos passos.

7.10 Confirmação. Após o recebimento do produto reclamado, será enviado a você uma confirmação da recepção da reclamação e seu conteúdo para o endereço de e-mail que você designar.

8. Métodos de resolução e encerramento de reclamações

8.1 O que afetará as minhas opções. Você terá o direito de solicitar a remoção do defeito. De acordo com sua escolha, você pode selecionar:

8.1.1 reparação do item; 8.1.2 entrega de um novo item; ou

8.1.3 entrega da parte faltante.

Da sua parte, isso não deve ser um pedido desproporcional. Se a reparação do item representar dificuldades significativas para nós ou não for um pedido razoável em relação ao valor do item e à importância do defeito, nós o informaremos. Da mesma forma, procederemos se avaliarmos seu pedido de entrega de um novo item como desproporcional em relação ao defeito do produto ou ao valor do produto.

8.2 Se se tratar de uma violação substancial do contrato de compra. Se o defeito representar uma violação substancial do contrato de compra, você terá o direito de desistir do contrato de compra ou solicitar um desconto razoável sobre o preço de compra do produto.

8.3 Quando será possível solicitar a devolução do preço de compra? Em algumas situações, será possível desistir do contrato de compra e solicitar a devolução do preço de compra. Isso não será possível na situação em que o defeito do produto não seja significativo. Quais serão as situações em que você pode desistir do contrato de compra e solicitar a devolução do preço de compra:

8.3.1 recusamos a remover o defeito do produto ou não corrigimos esse defeito em um prazo razoável;

8.3.2 de nossa declaração ou de outra circunstância será evidente que o defeito não será removido em um prazo razoável ou sem dificuldades significativas para o comprador;

8.3.3 o defeito do produto se manifesta repetidamente; ou

8.3.4 trata-se de uma violação substancial do contrato de compra.

8.4 Quando será possível solicitar um desconto razoável sobre o preço de compra do produto? Em algumas situações, você poderá solicitar um desconto razoável sobre o preço de compra. Isso não será possível na situação em que o defeito do produto não seja significativo. Quais serão as situações em que você pode solicitar um desconto razoável sobre o preço de compra?

8.4.1 recusamos a remover o defeito do produto ou não corrigimos esse defeito em um prazo razoável;

8.4.2 de nossa declaração ou de outra circunstância será evidente que o defeito não será removido em um prazo razoável ou sem dificuldades significativas para o comprador;

8.4.3 o defeito do produto se manifesta repetidamente; ou

8.4.4 trata-se de uma violação substancial do contrato de compra.

8.5 Você nos informará sobre a forma de processar a reclamação. Você tem a obrigação de nos informar qual direito decorrente do cumprimento defeituoso você escolheu, ao notificar o defeito ou sem demora desnecessária após a notificação do defeito. A escolha feita não pode ser alterada sem o nosso consentimento; isso não se aplica no caso de você solicitar a reparação de um defeito que se mostre irreparável.

8.6 Devolução do produto original. Ao processar a reclamação com a entrega de um novo produto, você é obrigado a devolver o produto originalmente fornecido (a menos que acordemos de outra forma). A entrega de um novo produto não pode ser exigida pelo cliente (e não pode desistir do contrato de compra), se não puder devolver o produto no estado em que o recebeu. Isso não se aplica se você tiver utilizado o produto antes de descobrir o defeito ou se houve alteração do estado ao verificar o defeito. Além disso, mesmo no caso de, sem sua culpa, não ser possível devolver o produto no estado original.

8.7 Quando será encerrado o processo de reclamação? O processo de reclamação é encerrado no prazo de 3 semanas a partir da reivindicação do direito por defeitos, a menos que acordemos de outra forma.

8.8 Encerramento da reclamação. Se a mercadoria reclamada nos foi enviada para reclamação pelo transportador, será automaticamente enviada para o seu endereço após a sua resolução, juntamente com a confirmação da data e do modo de resolução da reclamação, incluindo a confirmação da correção realizada e a duração da reclamação, ou a justificativa para a rejeição da reclamação.

8.9 Dever ao receber a mercadoria reclamada. Você também tem o dever, ao receber, de verificar a completude da mercadoria reclamada, nomeadamente, que a remessa com a mercadoria contém tudo o que deve conter. Reclamações posteriores não serão consideradas.

9. Proteção de dados pessoais

9.1 Princípios de processamento de dados pessoais. Mais informações sobre quais dados pessoais processamos, de que forma, para que finalidade e por quanto tempo são processados, podem ser encontradas nas nossas políticas de processamento de dados pessoais.

10. Força maior

10.1 O que é força maior. Para os efeitos destes VOP, considera-se força maior qualquer obstrução que ocorra independentemente da nossa vontade e que nos impeça de cumprir a nossa obrigação, se não for razoavelmente previsível que pudéssemos evitar, superar ou antecipar essa obstrução ou suas consequências. Efeitos excluintes

a responsabilidade é limitada apenas pelo tempo em que a obstrução, com a qual estes efeitos estão associados, persiste.

11. Resolução alternativa de litígios

11.1 Resolução extrajudicial de litígios. A resolução extrajudicial de litígios de consumo decorrentes de contratos de compra é da competência da Inspeção Comercial Checa, com sede em Štěpánská 567/15, 120 00 Praga 2, NIPC: 000 20 869, endereço na internet: https://adr.coi.cz/cs. A plataforma para resolução de litígios online, disponível no endereço https://ec.europa.eu/consumers/odr pode ser utilizada na resolução de litígios entre o vendedor e o consumidor decorrentes de contratos de compra.

11.2 Centro Europeu do Consumidor em Portugal. Centro Europeu do Consumidor em República Checa, com sede em Štěpánská 567/15, 120 00 Praga 2, endereço na internet: https://evropskyspotrebitel.cz é o ponto de contacto de acordo com o Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho (UE) n.º 524/2013 de 21 de maio de 2013 sobre a resolução de litígios de consumo online e sobre a alteração do Regulamento (CE) n.º 2006/2004 e da Diretiva 2009/22/CE (regulamento sobre a resolução de litígios de consumo online).

11.3 Reclamações. Antes de iniciar a resolução extrajudicial de disputas, recomendamos que entre em contato com o nosso endereço de e-mail shop@pelek.eu. Sempre tentamos resolver a disputa de forma amigável em primeiro lugar. As suas reclamações

serão tratadas no prazo máximo de 2 dias úteis (48 horas, este prazo pode ser prolongado por dias de descanso e feriados que são comuns na República Checa).

12. Parte final, incluindo a lei aplicável e jurisdição.

12.1 Compromisso de respeitar os direitos dos consumidores. Se alguma disposição destes VOP estiver em desacordo com as disposições legais de proteção ao consumidor, a lei prevalece e comprometemo-nos a cumpri-la.

12.2 Disposição inválida ou ineficaz dos VOP. Se alguma disposição dos VOP for inválida ou ineficaz, ou se tornar assim, em vez das disposições inválidas, entrarão em vigor disposições cujo sentido se aproxime o máximo possível da disposição inválida. A invalidade ou ineficácia de uma disposição não afeta a validade das demais disposições.

12.3 Ordem jurídica. No caso de existir um elemento internacional, acordamos que a nossa relação jurídica será regida pela ordem jurídica da República Checa, excluindo todas as disposições das normas de conflito que se referem a outra ordem jurídica. No entanto, esta escolha de direito não deve privar o utilizador consumidor da proteção que lhe é conferida pelas disposições da ordem jurídica do país da sua residência habitual. As partes contratantes acordam que excluem expressamente a aplicação da Convenção da ONU sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias. De acordo com o artigo 6, parágrafo 2 do Regulamento Roma I, sempre se aplicam disposições imperativas do direito que seriam aplicáveis sem esta cláusula.

12.4 Disputas e jurisdição. As partes contratantes acordam ainda que, para a resolução de eventuais disputas do contrato de compra, onde existe um elemento internacional, os tribunais competentes serão sempre os tribunais locais de acordo com o local da nossa sede. Isso não afeta os direitos dos consumidores de acordo com a legislação especial.

12.5 Se acordarmos condições diferentes para a celebração do contrato de compra. As disposições dos VOP são parte integrante do contrato de compra. Disposições divergentes dos VOP podem ser acordadas no contrato de compra. Acordos divergentes no contrato de compra têm prioridade sobre as disposições dos VOP.

12.6 Necessidade de leitura dos VOP para a celebração do contrato de compra. A leitura destes VOP é voluntária, sem a sua leitura, infelizmente, não é possível celebrar o contrato de compra.

12.7 Validade dos VOP. Estes VOP são válidos a partir de 01.01.2024 e anulam a validade das condições comerciais anteriores.